sexta-feira, dezembro 09, 2005

Pepsi se aproxima da Coca em valor de mercado.

A PepsiCo Inc. poderá ultrapassar a Coca-Cola Co. em valor de mercado pela primeira vez depois de vencer sua concorrente em expansão de vendas. Até quarta-feira, as ações da PepsiCo tiveram valorização de 14% este ano, o que eleva o seu valor de mercado para US$ 99,1 bilhões. As ações da Coca-Cola subiram 2,2%, e atribuem atualmente à companhia o valor de US$ 101,2 bilhões.
As vendas da Coca-Cola aumentaram 2,4% nos últimos cinco anos, comparativamente aos 7,8% da PepsiCo. As vendas da PepsiCo cresceram devido à demanda pela bebida isotônica Gatorade e pela água Aquafina, bem como por salgadinhos de baixa caloria.

A empresa extrai mais de 50% de seu total de vendas de salgadinhos e menos de 20% dos refrigerantes. Diferentemente, a Coca-Cola obtém 82% da receita com refrigerantes e não se diversificou com rapidez suficiente, num momento em que os consumidores evitam bebidas gasosas.
A Coca-Cola está desenvolvendo bebidas à base de sucos e uma versão de baixa caloria de sua bebida isotônica Powerade para diminuir a distância que a separa da Pepsi.
Ontem, a empresa anunciou o lançamento de uma nova bebida, a Coca Blak, mistura da Coca-Cola tradicional com extratos de café, que deve concorrer com a Pepsi e chegará ao mercado em janeiro. Além disso, está investindo um adicional de US$ 400 milhões em publicidade este ano


Fonte: Gazeta Mercantil 08/dezembro