sábado, julho 30, 2005

Consumo consciente em fotonovela...

Consumir — qualquer que seja o produto — não é um ato inofensivo. Este é um dos principais alertas da fotonovela "Consuma que eu te devoro" (20 pág.), produzida pelo Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS) e lançada em novembro de 2004 no Rio de Janeiro. Em formato A4, a iniciativa pretende fazer com que o consumidor reflita sobre o consumo diário e a atuação das empresas estrangeiras no nosso dia-a-dia. "Para que empresa você está dando o seu dinheiro? O que está sendo destruído da cultura e dos hábitos alimentares dos povos pelo feitiço e poder da propaganda do consumismo? Será que não existe uma forma alternativa de consumir?" Para responder estas perguntas, a fotonovela reproduz uma situação cotidiana em que dois vizinhos — Zeca e Joana — se esbarram e passam a se conhecer melhor. As marcas transnacionais Coca-Cola, Nestlé, Unilever (dona das marcas Omo, Lux, Knorr, entre outras), Pfizer e Monsanto são questionadas, dando espaço assim ao 'consumo consciente'. No decorrer da estória e no final da publicação são oferecidas alternativas ao leitor e indicações para a continuidade do questionamento. Para conhecer melhor o PACS, entre em contato pelo telefone (21) 2210-2124 ou no www.pacs.org.br

fonte: http://www.piratininga.org.br/artigos/2005/68/boletim68.html