segunda-feira, junho 06, 2005

Nada é novidade....

Numa entrevista a Megavisão, uma requisitada especialista em ética nos negócios Linn Brewer conta porque abandonou o emprego dos seus sonhos, para tornar público o maior escândalo financeiro da história dos Estados Unidos. O "Caso Enron".
Linn discorre sobre a ética nos negócios citando varios "cases" inclusive o que voces lerão abaixo.
Ela lançou um livro nos USA, ainda inedito no Brasil com o titulo(traduzido literalmente) "Confissões de uma executiva da Enron: a História de uma Delatora".


A Sarbanes-Oxley criou um novo paradigma, não só nos Estados Unidos como no resto do mundo. Você acha que a lei está ajudando a reduzir fraudes?

Sim. A Coca-Cola é um exemplo interessante. Há quatro anos, eles falsificaram os resultados de um estudo de mercado. Queriam colocar um refrigerante diferenciado em todas as lojas da rede Burger King, e então realizaram um estudo de viabilidade do negócio. Só que a pesquisa não deu um prognóstico tão otimista quanto o esperado. Então, para viabilizar a operação, os resultados da pesquisa foram manipulados, e sem que a Burger King soubesse disso. Três anos depois, a rede de lancherias aderiu ao negócio.Estranhamente, porém, os resultados da operação não eram computados nos balanços da Coca-Cola. Daí um sujeito de 31 anos, que trabalhava na empresa há 11 anos, resolveu fazer a denúncia. E foi demitido imediatamente.Por causa da Sarbanes-Oxley, esse funcionário não poderia ser mandado embora por causa disso. Então, ele processou a Coca-Cola. Três semanas depois de o processo chegar à imprensa, a empresa perdeu US$ 15 bilhões no valor das suas ações. Posteriormente, a companhia passou por uma limpeza de pessoal, o que mudou a sua cultura. Caso contrário, a única coisa que provavelmente sustentaria a Coca-Cola no mercado seria a sua marca.


Por: Alexandre de Santi
Leia a entrevista completa no site indicado abaixo

fonte: http://www.megavisao.com.br/INTERACAO/megaentrevistas/confissoes_delatora.asp
--
___________________________________________________________