quinta-feira, maio 26, 2005

E AGORA MINISTRO?

Todos aqueles que de alguma forma foram prejudicados pelas praticas da Cocacola, tem enfrentado nestes anos de luta as mais variadas estrategias daquela empresa no sentido de evitar os esclarecimentos e ressarcimentos reinvidicados.
Entre elas esta a omissão da imprensa de primeira linha em noticiar o assunto. Apesar de injustificada, essa atitude se explica pelo valor milionario da verba publicitaria da cocacola junto aos meios de comunicação. Afinal, como denunciar quem nos paga?
Outro obstaculo, esse sim injustificado e inexplicavel, é a verdadeira "blindagem" que vem protegendo a Cocacola nos orgãos do governo responsaveis pela apuração das denúncias e pelos procedimentos solicitados pelos denunciantes.
Mais do que nunca a estrategia do silencio, (denunciada no livro ISSO SIM E REAL...) vinha sendo utilizada por aquela empresa, sempre na certeza da impunidade, do esquecimento dos assuntos pelo publico e travestida por atitudes de "responsabilidade social" que se analisadas imparcialmente mostram um quase nada de concreto pelo país, e sim um engodo endossado por jornalistas recrutados nos trens da alegria que levam a Parintins...
O programa 100% Brasil, levado ao ar pela rede TV até março passado, tentou cumprir o papel que deveria caber naturalmente a jornalistas responsaveis dos grandes orgãos de imprensa. Conseguiu em parte, informando a verdade dos fatos e comprovando as denuncias para a opinião pública brasileira. E o governo o que fez? nada!!!
O Sr Brian Smith, Presidente da Coca, vomitou (pra não usar um termo mais chulo) seu cinismo e desrespeito pelas nossas instituições, na Camara Federal, em Audiência Publica. Nada lhe aconteceu, nada lhe foi cobrado. Nossos ilustres Deputados (muitos deles pertencentes a tropa de blindagem) calaram-se como vacas de presépio e até riram do escárnio do Sr. Smith.
A SDE, abriu um processo de investigação de algumas denúncias da Dolly, mas parece que o prazo para investigações é eterno....
O Ministério da Agricultura se omitia frente a um produto irregularmente registrado.
O Ministério da Saude se omitia frente a um produto irregularmente composto. Lembrando: A COCACOLA CONTEM EM SUA FORMULAÇÃO UM EXTRATO VEGETAL DERIVADO DA FOLHA DE COCA O QUE É PROIBIDO NO BRASIL PELA LEI DE ENTORPECENTES EM VIGOR.
E o Ministerio da Justiça, fazendo jogo de cena, solicitava o exame ao Depto de criminalistica da Policia Federal, que por sua vez pedia prazo para efetua-lo. Parece que o prazo tambem era eterno....
Pois bem. A Dolly, através de seu Presidente, Laerte Codonho, entrou com ação judicial junto ao Ministro da Agricultura, não obtendo resposta, entrou com mandado de segurança e pasmem!
para agradavel surpresa dos brasileiros que ainda são sérios, o STJ aceitou a ação.
Imediatamente o lobby da cocacola dentro do governo(incluindo-se aí o Ministro Marcio Tomaz Bastos, ex advogado da cocacola), iniciou uma tentativa de reverter a situação, parece que sem sucesso. O Ministro do TJ diz que a ação vai continuar, se continuar a cocacola para....ou este país não é sério.
Hoje, no horario político do PRP, dentro do Jornal Nacional, tudo venho a público para o país inteiro, até pela GLOBO!!! Vamos ficar atentos, porque o poder economico vai atuar em brigada de emergência, afinal, foram pegos no quarto da empregada....e sem cuecas.

2 Comments:

Blogger Sem medo da verdade said...

Acredito que como tudo na história da humanidade tem seu princípio, meio e fim, a saber: Babilônia, Roma, Alemanha de Hitler e assim por diante, com a Coca-cola não será diferente. Não é de agora que se conhece, em partes, as substâncias utilizadas pela empresa, sobretudo o vegetal da coca. Mas o pior não é isso, já que muitos remédios também se utilizam da coca e seus efeitos medicamentosos. O que mais causa indignação são os métodos escusos e criminosos utilizados para manter a hegemonia, o poder e o monopólio. Contra isso só há uma solução, e ela não virá do poder público que é corrupto e não reflete a verdadeira opinião pública esclarecida. A solução virá da própria opinião pública esclarecida, (eu, você e os amigos de causa) que por meio de trabalho de formiginha, simplesmente deixem de consumir o produto e esclareçam os não esclarecidos do que verdaeiramente está acontecendo. O maior pesadelo de um comerciante ou industrial é ver seu produto esquecido, empatado, rejeitado! Estou com vocês! A dois anos proibí o consumo de Coca-cola aqui em casa e só obtivi resultados positivos.

1:07 PM  
Blogger tony said...

cezar... brilhante sua iniciativa, mas como posso encontrar o livro, onde posso comprá-lo???? Ha algum tempo tento encontrá-lo e não consigo...

4:08 PM  

Postar um comentário

<< Home