quarta-feira, março 09, 2005

Os 9 "mandamentos"...

Em 1916, a cocacola teve que se explicar perante a Comissão Federal de Comércio(FTC) sobre as praticas utilizadas contra os concorrentes, ou "imitadores", como os considerava. Era acusada então de praticas empresariais ilegais. Após investigação de agentes federais do Departamento de Justiça, a coca precisou prestar esclarecimentos sobre as seguintes praticas utilizadas.

1- Recusar vender Cocacola a negociantes que ofereciam bebidas de cola de concorrentes.

2-Intimidar clientes de concorrentes com ameaças de ações judiciais.

3-Iniciar maldosamente ações judiciais contra concorrentes.

4-Utilizar descontos, baseados em compras anuais totais, combinados com publicidade excessiva, dessa maneira, segundo se alega, praticamente obrigando revendedores a comprar exclusivamente a sua companhia.

5-Difamar o caráter e o negócio dos concorrentes.

6-Utilizar prêmios na venda de Cocacola, sendo tais prêmios dados apenas a clientes que não vendem outras bebidas de cola.

7-Impedir o fornecimento de chapinhas de garrafa aos concorrentes com ameaçãs de ações judiciais contra fabricantes de chapinhas.

8-Manter um sistema de espionagem para descobrir nomes de clientes e outros segredos comerciais dos concorrentes.

9-Obter o cancelamento de encomendas e o rompimento de contratos firmados por concorrentes.

Isto aconteceu em 1916!!! Mas parece familiar aos dias de hoje, não?

Informações obtidas no livro Por Deus, pela patria e pela Cocacola, de Mark Pendergrast,
Ediouro, 1993, pag.124, capítulo "O Grupo Sinistro".