sábado, fevereiro 19, 2005

Vinho de Coca Francês, o "Pai da Coca-Cola"...

Ao estudar a formula do Vin Mariani, Pemberton acreditou poder melhora-la e declarava que o seu vinho continha "as virtudes médicas da Erythroxylon coca, uma planta do Perú, as nozes da cola africana, com puro vinho de uva". Esse ingrediente, a noz de cola, compunha a suposta melhora sobre o vinho de Mariani.
A noz de cola, plantada na Africa Ocidental, era usada pelos nativos de forma semelhante a coca, pois continham um alcalóide poderoso- a cafeína - em proporções maiores do que no chá ou no café. Havia também um terceiro ingrediente no vinho de Pemberton - a Damiana - definido no dicionário Webster da época como " a folha seca da turnera diffusa da américa tropical, usada como tônico e afrodisíaco". Portanto. todos os ingredientes do tônico de Pemberton eram afrodisíacos...
Pemberton americanizava as afirmações de Mariani, enfatizando as propriedades do seu vinho de coca na cura de distúrbios nervosos, impotência e problemas circulatórios, afirmando que " o vinho de coca francês é endossado (sic) por mais de 20.000 dos mais cultos médicos do mundo".
Em um de seus anúncios de 1885, deixava claro seu entusiasmo e seus objetivos:

"OS AMERICANOS SÃO O POVO MAIS NERVOSO DO MUNDO...A TODOS OS QUE SOFREM DE DISTÚRBIOS NERVOSOS, RECOMENDAMOS O USO DESSE MARAVILHOSO E DELICIOSO REMÉDIO, O VINHO DE COCA FRANCÊS, INFALÍVEL NA CURA DE TODOS OS QUE SOFREM DE PROBLEMAS NERVOSOS, DISPEPSIA, EXAUSTÃO MENTAL E FÍSICA, DOENÇAS CRÔNICAS E CONSUMPTIVAS, IRRITABILIDADE GASTRICA, PRISÃO DE VENTRE, DOR DE CABEÇA, NEURALGIA ETC., RAPIDAMENTE CURADOS PELO VINHO DE COCA. ESTE VINHO PROVOU SER A MAIOR BENÇÃO DA NATUREZA HUMANA, A MAIOR DÁDIVA DA NATUREZA(DE DEUS) NA MEDICINA. CLÉRIGOS , ADVOGADOS, LITERATOS, COMERCIANTES, BANQUEIROS, SENHORAS, E A TODOS AQUELES CUJA VIDA SEDENTÁRIA TRAZ PROSTRAÇÃO NERVOSA, IRREGULARIDADES DO ESTOMAGO, INTESTINOS E RINS, E PRECISAM DE UM TÔNICO PARA OS NERVOS E ESTIMULANTE, DELICIOSAMENTE DIFUSÍVEL, DESCOBRIRÃO QUE O VINHO DE COCA É DE VALOR INESTIMAVEL, RESTAURADOR SEGURO DA SAÚDE E DA FELICIDADE. A COCA É O RECONSTITUINTE MAIS PODEROSO DOS ORGÃO GENITAIS E CURA FRAQUEZA SEMINAL, IMPOTÊNCIA ETC..NO CASO EM QUE FRACASSAM TODOS OS DEMAIS REMÉDIOS. PARA OS INFELIZES VICIADOS NA MORFINA E NO ÓPIO, OU NO USO DE ESTIMULANTES ALCOÓLICOS, O VINHO DE COCA FRANCÊS REVELOU-SE UMA GRANDE BENÇÃO, PROCLAMADO PRO MILHARES O MAIS NOTAVEL REVIGORANTE QUE JAMAIS SUSTENTOU UM DOENTE EM PÉSSIMO ESTADO. "

Pemberton era viciado em morfina, em 1885 afirmou a um reporter "estou convencido após experimentos concretos de que a coca é o melhor substituto possível para o ópio, no caso da pessoa viciada ser jamais descoberta. Ocupa o seu lugar, podendo livrar o paciente do pernicioso hábito sem inconveniência ou dor"

Um ano depois Pemberton inventou a Coca-Cola...

Informações e transcrições retiradas do livro Por Deus, Pela pátria e pela Coca-Cola de Mark Pendergrast, edição de 1993

1 Comments:

Blogger Meneses said...

César, se puder, entre em contato comigo para marcarmos uma entrevista ao vivo, numa sala de bate-papo, de um site de notícias, sobre o seu livro.

Meu e-mail é meneses@dgol.com.br.

No aguardo,
Denis Meneses

2:40 PM  

Postar um comentário

<< Home