terça-feira, fevereiro 22, 2005

IMUNIDADE SECRETA


www.dolly.com.br

27 empresas do setor de alimentos estão sendo investigadas. Por que não a Coca-Cola?

"Lesar Consumidor Dá Multa Alta" – Esta foi a manchete de primeira página do Jornal do Brasil de sábado, 19/02. São 46 processos administrativos contra empresas suspeitas de maquiagem de produtos. Entre as 27 do setor de alimentos estão a Nestlé, a Kraft Foods e a Unilever Bestfoods Brasil, alvos de 4 investigações cada.

Reza o Código de Defesa do Consumidor brasileiro que da embalagem do produto devem constar informações, claras e precisas em seus detalhes, sobre os ingredientes da composição a ser consumida. As empresas em questão são acusadas de alterar para menos a quantidade de mercadorias, sem alertar o consumidor com clareza sobre o fato.

Muitos consumidores informados da notícia não puderam evitar a lembrança da companhia insistentemente ausente desse tipo de investigação e punição. Lembrança esta que compreende indagações que se acumulam com o passar do tempo, mas que podem se agrupar em uma pergunta só: Por que não a Coca-Cola Company?

O que dizer de uma empresa
- que se recusa a identificar o extrato vegetal contido no xarope da coca-cola?
- cujo SAC (serviço de atendimento ao cliente) responde sobre noz de cola quando o consumidor indaga sobre folha de coca?
- cujo presidente em audiência pública na Câmara dos Deputados, às risadas, responde que a origem do extrato vegetal contido no produto "é de um extrato vegetal"....?
- cujo diretor químico, também em audiência no Congresso Nacional, declara "não ter conhecimento específico sobre a composição da coca-cola"?
- cujos próprios funcionários vêm a público denunciar seus crimes?
- cuja a importação de folhas de coca para a utilização em seu principal produto é admitida por várias autoridades internacionais envolvidas no fato?
- sobre a qual há denúncias de sonegação fiscal que podem chegar a 7 bilhões de reais?
- que faz parte como vilã da mais conhecida guerra de mercado do momento no país (Dolly X Coca-Cola) se transformando num verdadeiro 'reality case'?
- que é reconhecida globalmente como a empresa que mais comete crimes no mundo?

Que imunidade de origem secreta é essa? Por que as outras empresas são punidas e a Coca-Cola...... não.......?

por S. Braaten
fonte: Brazil In London Update/Economy/Guest Column/Portuguese/02.20.2005