quinta-feira, janeiro 20, 2005

OS FATOS, E OS ALIS BABALUFS...

1- A Cocacola esta sendo investigada por tres comissões da Camara dos Deputados, Fiscalização e Controle, Defesa do Consumidor e Tributação. Já compareceu a duas audiências públicas e não conseguiu se explicar. Portanto outras audiências serão marcadas brevemente.
2- A Secretaria de Defesa Economica , ligada ao CADE, ligado ao Ministério da Justiça, acatou denuncia de abuso de poder econômico contra a empresa por pressão a fornecedores, investigação em andamento.
3- O sub-procurador da Republica encaminhou denúncias a Polícia Federal para investigação, que estão em andamento, inclusive sobre a utilização de alcalóides derivados da folha de coca na composição do produto.
4-Por solicitação do Ministro da Justiça(datada do último dia 8 de dezembro), o Instituto de criminalistica da Policia Federal respondeu que a instituição NÃO TEM ainda equipamentos com tecnologia para a realização do exame do extrato vegetal, e que só receberá tais equipamentos este mes, podendo então realizar o exame a partir de fevereiro. Esta afirmação, contradiz as declarações mentirosas da Cocacola afirmando que o exame já teria sido realizado.
5-A Cocacola contratou a Kroll, por R$ 250.000,00 reais mensais para espionar a empresa Dolly
através de grampos telefonicos. A documentação e gravações, foram apreendidos na mesma operação da Brasil Telecom, e estão em poder da Polícia Federal para investigação.
6- A Polícia Federal apreendeu na famosa Operação Capela, que levou a prisão o mega contrabandista Chinês Lao, contrato social indicando a sociedade deste com varias empresas, incluindo aí, quatro engarrafadores de Cocacola. O de Bauru, de Marilia, de Campinas e a Spal, antecessora da atual Fensa que engarrafa e distribui a Coca em São Paulo, Campinas e Santos.
Agora a PF deve estar investigando qual o objetivo do contrato social entre essas empresas e um contrabandista deste porte.
7-A utilização de derivados da folha de coca na composição do extrato vegetal, componente do produto cocacola, é fato, de dominio público, conhecimento global e farta documentação.
O fato não é confirmado pela cocacola do Brasil, porém, também não é negado. A empresa utiliza ferramentas políticas e técnicas para fugir de uma resposta objetiva sobre o assunto.
8-Segundo a Lei de entorpecentes em vigor no nosso país, qualquer derivado ou preparações dafolha de coca tem sua utilização proibida. O questionamento se fal mal a saúde, e em que nível é uma discussão posterior. O fato é que sua utilização é PROIBIDA NO BRASIL.
9-Caracterizada a utilização desse componente, seja através do exame ou de outro procedimento, estaria caracterizado um dos maiores escandalos de concorrencia desleal da nossa historia. Consumidores ou usuários?
10- A investigação sobre uma sonegação bilionária, estimada entre 6 e 7 bilhões de reais esta em andamento em São Paulo. Isto equivale a alguns anos do orçamento do fome zero, e é maior que o orçamento da maioria esmagadora dos municipios deste país. O esquema de notas frias, emitidas para envio do produto a outros estados, que na verdade ficavam em São Paulo, esta em fase final de levantamento e muito em breve será divulgado.
11-Vamos nos abster de comentar as irregularidades e informalidades no controle, registro e fiscalização dos Ministérios da Saude e da Agricultura, por se tratarem de assunto tecnico, e compreensão mais complexa. Mas, este item esta disponivel para quem se interessar.

Estes são OS FATOS, ou melhor, alguns dos fatos....o resto é enrolação.

A democracia, o direito, como princípio básico, dá a todo o acusado direito de defesa contra qualquer acusação ou denúncia. Em diversas instâncias e foruns mas, principalmente, perante a opinião pública. A Cocacola deve e tem esse direito. Se não quer exerce-lo, ou se prefere tangenciar as respostas e utilizar outros caminhos menos transparentes para fornecer as respostas, é opção dela. Imaginar que a eterna impunidade, a teoria do "esquecimento" e
o "acabar em pizza" ainda imperam, será um erro fatal. O tempo dirá.

O que é difícil de entender, são aquelas pessoas que negam a existência do sol, ou melhor ainda, que se comportam como os verdadeiros Alis Babalufs, que como o personagem apresentado na TV, quando lhes é apresentado um espelho, simplesmente respondem...."esta não é minha foto"....