quinta-feira, dezembro 02, 2004

Há pouco tempo atrás, a Coca-Cola contava essa história....

Origem da coca-cola
Você sabe de onde vem a "coca" que dá nome à Coca-Cola? Pois bem, deve-se à presença, nas primeiras décadas de produção, de xarope de coca na formulação da Coca-Cola. Isso mesmo, o xarope vem das folhas de coca, de onde é extraída a cocaína - C17H21NO4.

Antes que seus efeitos nocivos fossem reconhecidos, tornando-a uma droga ilegal, a cocaína, isolada das folhas de coca por médicos em 1800, era recomendada como anestésico e estimulante, sendo muitos os que ficaram encantados com seus miraculosos efeitos. Sigmund Freud recomendava o consumo de cocaína aos seus pacientes, em função de seus benefícios, chegando a escrever um tratado sobre o tema intitulado Über Coca. Sherlock Holmes, o célebre detetive criado por Sir Arthur Conam Doyle, em várias de suas histórias é descrito como contumaz usuário da cocaína, numa solução 7%.


John Sith Pemberton ao criar a fórmula da Coca-Cola, em fins do séculio XIX, apenas copiou a fórmulação do chamado "Vin Mariani", elaborado por Angelo Mariani, e que nada mais era do que uma solução de cocaína em vinho. Porém Pemberton fez uma importante adição à fórmula de Mariani: a noz de cola africana (cola é a denominação genérica de várias árvores da família das esterculiáceas, originárias da África. Seu fruto, chamado noz de cola, contém alcalóides).

Fonte: Farias, R. F. Para gostar de ler a História da Química. Vol. 2. Campinas: Editora Átomo.