terça-feira, novembro 16, 2004

Engarrafadora Da Coca-Cola Se Envolve Em Escândalo De Evasão De Divisas

Uma Evasão que supera 14 milhões de dólares em impostos não recolhidos pode causar enfrentamento entre o governo chileno e um poderoso grupo empresarial - o Servicio de Impuestos Internos (SII) contra a Vital S.A. (filial da Embotelladora Andina).

A Embotelladora Andina é a mais importante das 3 distribuidoras da Coca-Cola que operam no Chile: comercializa 54% de todas as vendas da Coca-Cola entre Chile, Argentina e Brasil.

A história tem origem no ano 2000, quando o Congresso chileno estava para aprovar uma norma que beneficiava indevidamente o setor privado do país, com a possibilidade de redução dos impostos, mediante a fusão entre filiais que geravam lucro com filiais que geravam prejuízo.

Foi nesta oportunidade, que executivos da Vital S.A. decidiram fundir o conglomerado com a O'Higgins S.A., comprada com tal finalidade pela Andina S.A. dois meses antes de concretizar a operação. Naquela época, a O'Higgins não tinha registro como pessoa jurídica, não possuia oficinas nem funcionários, e seu capital mal chegava a 220 milhões de pesos (370 mil dólares).

Fonte: http://www.rebelion.org/noticia.php?id=4290