sábado, novembro 20, 2004

Coke-Incompet-Nonsense

Robô da Coca-Cola revolta judeus - MJI

Demonstrando que a grande mídia tem baixo poder de penetração e que a pequena mídia não é diferente, uma notícia muito importante sobre as raízes do entendimento sobre o anti-semitismo passou totalmente desapercebida e não comentada. Leia primeiro a notícia da CNN:

Robô da Coca-Cola revolta judeus HONG KONG -- A mais recente campanha promocional da Coca-Cola em Hong Kong gerou um grande mal-estar na comunidade judaica do território. O centro da polêmica está em um robô vendido pelo gigante dos refrigerantes e que parece ostentar suásticas pelo corpo. O rabino Yakkov Kermaier, da sinagoga de Ohel Leah, pediu que o fabricante norte-americano suspenda imediatamente as vendas do brinquedo. Kermaier disse acreditar que a estampa do símbolo nazista em um dos personagens do "Robocon" não tenha sido proposital. Ainda assim, classificou a comercialização do boneco como inaceitável. Um dos robôs da série promocional, o "Robowaru", traz no peito um símbolo muito semelhante à suástica. Para adquirir o boneco, o consumidor de Hong Kong tem que comprar meia dúzia de garrafas de Coca-Cola e pagar mais 3,60 dólares. O robozinho vem montado em uma plataforma de plástico, com a marca do refrigerante impressa. "Não se trata simplesmente de um símbolo político incorreto", alegou Kermaier. "É um emblema que representa o massacre de seis milhões de judeus" Jennifer Chan, porta-voz regional da Animation International informou que a empresa que comercializa dos direitos do Robocon na região e projetou os bonecos junto com a Coca-Cola -, garantiu que os símbolos no "Robowaru" não têm nenhum vínculo com quaisquer organizações ou religiões. De fato, Kermaier reconheceu que a suástica pode ser facilmente confundida com sinais budistas, comuns na Ásia. Os dois símbolos são representados pelo avesso de duas imagens, com os braços apontando em posições contrárias.

A idiotice da redação da CNN em português, oriunda da tradução de uma notícia da Associated Press, demonstra a falta total de conhecimento sobre as coisas mais básicas e também a atual "moda" do jornalismo de nem sequer saber que o passado existiu. O símbolos não "parecem" suásticas. Os símbolos "são" suásticas. A imagem colocada no ar pela CNN (que você pode ver no site) está intencionalmente manipulada para que não se possa ver claramente as suásticas e não se consiga chegar a conclusão nenhuma. A tal da Jennifer Chan, foi outra toupeira ao afirmar que os símbolos não têm nada a ver com política ou religião, pois as suásticas são essencialmente religiosas e políticas em qualquer contexto. Quanto às palavras banais do rabino Kermaier, o que se pode dizer? O sujeito desconhece as religiões e as tradições da região onde vive! Amparado pela Torah, certamente não acredita nas "religiões orientais" e no budismo, mesmo que elas sejam realidade para mais de 2 bilhões de pessoas, contra sua comunidade de uns 1.500 judeus de Hong Kong. Amparado pelos 5 mil e poucos anos da realidade única da Tora, o rabino não vai perceber que enquanto os judeus criavam sua alegoria da criação mundo, os orientais já possuíam 5 mil anos de história registrada, passando dos 10 mil hoje em dia. Mas sua reclamação surtiu um inesperado efeito imediato, que a CNN não publicou:

Associated Press Hong Kong, China - depois das críticas do rabino Yakkov Kermaier, a Coca-Cola, retirou a bonequinho do robô em Hong Kong. O motivo da reclamação era o Robowaru, uma das figuras da série de TV japonesa Robocon, que parece ter dois símbolos suástica no peito. O boneco podia ser comprado por cerca de 12 reais na compra de 6 garrafas de Coca-Cola. Os bonecos ficam sobre grandes "chapinhas" vermelhas da Coca-Cola

Novamente a AP vem com essa coisa do "parece que são suásticas". Entre o no site e veja as imagens... A série de TV Robocon teve início nos anos 1970 e hoje se transformou em um dos desenhos animados mais importantes da indústria japonesa. Os brindes da Coca são os personagens históricos principais da série, já com uns 30 anos de existência. Nesse meio tempo, ninguém - repito -, absolutamente ninguém, percebeu ou se importou com o Robowaru. Mas o pior é que são dois! Coisa que a AP e a CNN são incapazes de relacionar. Se o Robowaru tem as suásticas meio camufladas, o Robogaki as têm inequivocamente expostas (veja as imagens no site). Há outras animações orientais onde a suástica aparece, sempre dentro do contexto oriental e não do contexto ocidental e isso deve e precisa ser respeitado. Ao invés de exigir a retirada do brinquedo, ao nosso ver de forma abusiva, pelo contexto local e religioso envolvido, o mais correto seria um esclarecimento ao público sobre o significado da suástica para os ocidentais e principalmente para os judeus, mas sem esperar que alguém se importe ccom isso por lá; Para hindus e budistas a suástica é um símbolo religioso ligado à boa sorte, ao bem estar e a ser afortunado, em uso há uns 3.000 anos. Ou seja, os coitados dos Robowaru e Robogaki são os "robôs do bem" e não os vilões nessa história. Só para ter uma idéia, um Robowaru de metal com 13 cm de altura, original de 1975 vale uns 700 reais no mercado de colecionadores de brinquedos. Para não deixar a Coca-Cola sem ser um pouquinho vilã nessa história, veja também em nosso site a peça promocional da empresa, de 1925, que ela nega ter existido e sequer consta de seu museu, mas alguns colecionadores têm: é uma suástica promocional da garrafa de 5 centavos.

José Roitberg - jornalista

Fonte: http://www.pletz.com/artigos/mji270502.html

Com o vício de "pregar e não praticar", a Coca esqueceu que vivemos num mundo globalizado. É muita trapalhada e incompetência. Um Neville só não dá conta disso......