domingo, novembro 28, 2004

A Coca Tem Direito À Imunidade No Brasil?

A Coca-Cola patrocina o futebol,
A Coca-Cola patrocina a Globo,
A Coca-Cola patrocina as Olimpíadas,
A Coca-Cola tem 146 Programas de Responsabilidade Social,
A Coca-Cola outras 199 coisas mais...........

É de responsabilidade das autoridades brasileiras , principalmente dos órgãos de normas ligadas ao consumidor, de produzir uma resposta, mas que seja bem convincente, que justifique o direito à imunidade que a Coca-Cola exerce neste país..

Por que outros produtos NÃO PODEM?
Por que a Coca-Cola PODE?

Há um ano e meio o caso Dolly X Coca-Cola se arrasta.
As intituições de regulamentação já sabem muito. Há autoridades que tentam, mas pouco realizam.

É preciso que os cidadãos brasileiros decidam se patrocínios ao entretenimento e programas sociais maquiadores pagam o preço do ônus da imposição no mercado de um consumo comprovado cientificamente como nocivo.

O que é normal acontecer quando alguém denuncia ou confessa um crime?
Pois é, quando se trata da Coca-Cola, nada parece ser normal.
Leia o post abaixo de 4 meses atrás:

posted by JULIANA LOVE
2:17 AM

Quarta-feira, Julho 28, 2004

NÃO HÁ A MENOR DÚVIDA DE QUE A COCA-COLA USA FOLHAS DE COCA", DIZ EX-EXECUTIVO DA MULTINACIONAL

Coca-Cola: um produto que vicia?
Na madrugada desta segunda-feira, 26, o Programa 100%Brasil, na Rede TV!, levou ao ar entrevista com Placídio José Mendes, ex-executivo da Coca Cola que já foi responsável por "liberar" a entrada no país do Extrato Vegetal que jamais teve seu conteúdo analisado, embora há mais de 60 anos seja consumido por milhões de pessoas. Ele garantiu: A Coca-Cola usa, sim, derivados de folhas de coca no produto, o que é terminantemente proibido, por propiciar dependência física e psíquica.

São Paulo - Todo mundo conhece alguém "viciado" em Coca-Cola, que mais do que beber normalmente o produto como um refrigerante qualquer, não consegue passar sem ingeri-lo. Tem quem tome assim que se levanta, ao amanhecer, para "acordar", ou "para se manter acordado". A razão disso, dessa possível dependência, está para ser descoberta.

Quem sintonizou a REDE TV! na madrugada deste domingo para segunda, por volta da meia noite e meia, deparou-se com um senhor franzino, magro e abatido, dando entrevista ao jornalista Marcos Barrero no programa 100%Brasil, e desvendando uma parte importante desse mistério. E se parou para ouvir atentamente o que este senhor dizia, neste momento está estupefato, preocupado com o refrigerante que bebe e compra para sua família, e mais, deve estar se perguntando: onde está a Justiça Brasileira?

A entrevista de Placídio José Mendes, hoje um perseguido, e durante muitos anos executivo financeiro da multinacional Coca-Cola, foi elucidativa e deverá ser encaminhada às autoridades competentes. Ele não só declarou ter certeza de que o Extrato Vegetal utilizado na Coca-Cola contém derivados de folhas de coca, como deu detalhes das inúmeras manobras que foram e são perpetradas para que o produto nunca fosse analisado no Brasil. Ele próprio, Placídio, foi durante anos o responsável pela importação "sem problemas" da famosa Mercadoria número 5, como é chamada essa parte da composição do refrigerante. A lei brasileira, de 1938, proíbe terminantemente qualquer uso de substância tóxica e ele garantiu ainda: "O extrato vegetal líquido nunca foi analisado pelo Ministério da Agricultura, nem pelo da Saúde, nem pelas áreas de Comércio Exterior, nem pela Cacex. Há um leque de manobras políticas e estratégicas utilizadas para abafar esse assunto".

Placídio enumerou casos, mostrou documentos e lembrou que, em 1980, a Cacex chegou a proibir a importação pela falta de respostas convincentes da Companhia. "Mas nada ia para frente. E se havia algum funcionário das instituições que criasse caso, ou ele ia para a rua, ou era transferido do setor imediatamente". Citando estudos feitos por toxicologistas, incluindo o Dr. Octávio Medeiros Brasil, que já dirigiu o Instituto de Criminalística da Polícia Federal, Placídio explicou ainda durante o programa porque o uso de derivados de folhas de coca é imperceptível em análises no produto final."O refrigerante utiliza ácido fosfórico em sua diluição, o que homogeiniza e mascara a utilização dos alcalóides. É mentira também que se trata do segredo da fórmula, que se chama 7 X. É mais uma forma de escamotear o assunto".

Outros parlamentares deram depoimentos no programa apresentado na REDE TV!, que reprisou momentos da Audiência Pública na Câmara Federal, dia 3 de julho passado, e que foi paralisada abruptamente em manobras regimentais justamente quando se questionava o presidente da Coca-Cola no Brasil, Brian Smith, sobre se havia ou não derivados de folhas de coca no produto. Entre eles, Inocêncio de Oliveira (PFL/PE) e Severino Cavalcante (PP/PE), dois componentes da Mesa diretora da Câmara. Para eles, o assunto deve ser investigado até o fim e a análise, providenciada pelas autoridades competentes, no caso, o Instituto de Criminalística da Polícia Federal. No início de maio foi aprovado - por unanimidade - o requerimento 1866 de autoria do deputado federal Renato Cozzolino (PSC/RJ) e que solicita que a análise do Extrato Vegetal seja realizada. Estranhamente, quase três meses depois o pedido ainda continua parado, esperando decisão do presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT/SP).

Esse assunto não é recente. Há anos vem à tona e é sufocado pelo lobby da multinacional que, no entanto, agora, terá que responder. "A Coca-Cola é igual à mulher de César. Deveria, ela mesmo, comprovar que é pura, para acabar com as dúvidas que sempre pairaram sobre esse assunto", cobrou o deputado Inocêncio de Oliveira na entrevista que foi ao ar durante o programa, que a multinacional vem tentando tirar do ar, e que tem trazido revelações surpreendentes sobre vários aspectos, da ação da companhia no Brasil.

(Leia matéria esclarecedora publicada na Folha de S. Paulo, edição de 25 de março de 2001, acessando este link: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft2503200108.htm )
Home-page : www.dolly.com.br

Fonte:
http://www.blogger.com/app/post.pyra?blogID=7100164