segunda-feira, novembro 29, 2004

A Coca-Cola É Uma Empresa Cidadã?

"Como não há comprovação científica que garanta a qualidade, segurança e eficácia dos polifenóis de alcachofra para fins estéticos, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), determinou nesta segunda-feira, dia 29, a suspensão em todo o país, a importação, fabricação, manipulação, distribuição, comércio e uso do extrato do polifenol de alcachofra."

fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/brasil/2004/11/29/ult2041u28.jhtm

Cada produto que é retirado do mercado sob justificativas como as do caso acima, reforça mais a sensação de impotência dos cidadãos que, como consumidores ou ex-consumidores de coca-cola, têm o direito de saber o que estão ingerindo ou já ingeriram.

A Coca-Cola se recusa a responder se usa derivado da folha de coca em seu concentrado. Mas continua se declarando uma empresa cidadã. A Coca-Cola deveria, antes de atribuir a si mesma predicados sem a menor ligação com a realidade, até como termômetro de mercado, perguntar a esses cidadãos que aguardam a resposta (ou seja, a maior parte da população brasileira), se consideram a Coca-Cola uma empresa cidadã. Tenho certeza, que diferentemente da Coca-Cola, essas pessoas iam ter muito o que responder.