sexta-feira, outubro 01, 2004

Vencedores Do Prêmio Ig Nobel 2004

TODO VENCEDOR DE UM PRÊMIO IG NOBEL OBRIGATORIAMENTE FEZ ALGUÉM RIR, E EM SEGUIDA, FEZ ESTA MESMA PESSOA PENSAR

A 14a Cerimônia do Prêmio Ig Nobel 2004 foi realizada na noite de quinta-feira última, dia 30 de setembro, no Harvard Sander's Theater, nos Estados Unidos.

Foram premiados:

MEDICINA
Steven Stack, da Wayne State University, Detroit, Michigan, USA e James Gundlach, de Auburn University, Auburn, Alabama, USA; pelo seu relatório "O Efeito da Música Country No Suicídio".
Publicado em: Social Forces, vol. 71, n.1, setembro de 1992, pp. 211-8.
Compareceu à cerimônia: James Gundlach

FÍSICA
Ramesh Balasubramaniam, da University of Ottawa no Canadá, e Michael Turvey, da University of Connecticut e Yale University, por explorarem e explicarem a dinâmica do hula -hooping.
Referência: "Modos de Coordenação Na Dinâmica Multisegmentada do Hula Hooping", Cibernética Biológica, vol. 90, n.3, março de 2004, pp. 176-90.
Compareceram à cerimônia: Ramesh Balasubramaniam e Michael Turvey.

SAÚDE PÚBLICA
Jillian Clarke da Escola Técnica de Ciências Agrícolas de Chicago e também da Howard University por investigarem a validade científica da Regra dos Cinco Segundos sobre a garantia de se alimentar com comida que cai no chão.
Compareceu à cerimônia: Jillian Carke.

QUÍMICA
The Coca-Cola Company of Great Britain por utilizar tecnologia avançada para converter líquido do rio Tâmisa em Dasani, uma forma transparente de água, a qual, por razões de precaução acabou por se tornar indisponível aos consumidores.
NINGUÉM EM NOME DA COCA-COLA COMPARECEU À CERIMÔNIA OU MESMO REIVINDICOU O PRÊMIO

ENGENHARIA
Donald J. Smith e seu pai, o último Frank J. Smith, de Orlando, Flórida, USA, por patentear o "combover" (U.S.Patent#4,022,227).
Compareceram à cerimônia: O filho de Donald Smith, Scott Jackson Smith, e sua filha, Heather Smith.

LITERATURA
Biblioteca Americana de Pesquisa Nudista, de Kissimme, Flórida, por preservar a história do nudismo, de formas a todo mundo poder ver.
Compareceram à cerimônia: Pamela Chelstek, diretora da ANRL, Helen Fisher.

PSICOLOGIA
Daniel Simons da Universidade de Illinois em Urnbana-Champaign e Christopher Cabris da Harvard University, por demonstrar que quando as pessoas prestam atenção a algo muito de perto, facilita bastante não perceberem o resto à volta delas - mesmo que seja um gorila.
Referência: "Gorila À Nossa Volta", Daniel J. Simmons e Christopher F. Chabris, vol.28, Perception, 1999, pp. 1059-74.
DEMO: <http://viscog.beckman.uiuc.edu/media/ig.html>
Compareceram à cerimônia: Daniel Simons e Christopher Chabris.

ECONOMIA
O Vaticano por terceirizar rezas opara a Índia

PAZ
Daisuke Inoue, de Hyogo, Japão, por inventar o karaokê, e desta forma, fornrcendo uma maneira completamente inusitada de fazer as pessoas aprenderem a se tolerar mutuamente.
Compareceu à cerimônia: Daisuke Inoue.

BIOLOGIA
Ben Wilson, da University of British Columbia; Lawrence Dill da Simon Fraser University,(Canadá), Robert Batty da Associação Escocesa Para Ciência Marinha, Magnus Whalberg, da University of Aahus (Dinamarca), e Hakan Westerberg da Diretoria Nacional Sueca de Pescaria, por demonstrar que os Chupeidae Gregaria aparentemente se comunicam pela flatulência.
Referência: "Sons Produzidos por clupea harengus durante a emissão de bolhas", Magnus Whalberg e Hakan Westerberg, Recursos da Vida Aquática, vol.16, 2003, pp. 271-5.
Referência: "Chupeidae Gregaria do Atlântoco e do Pacífico produzem sons espocantes e pulsantes", Ben Wilson, Robert S. Batty e Lawrence M. Dill, Cartas de Biologia, vol. 271, 2003, pp. S95--S97.
Compareceram à cerimônia: Lawrence Dill., Robert Batty, Magnus Whalberg e Hakan Westerberg.

Fonte: http://www.improb.com/ig/ig-pastwinners.html#ig2004