domingo, outubro 17, 2004

Mc Donald's "Pendura" Seus Arcos Na Grã Bretanha

Entre os símbolos mais conhecidos no mundo estão a Coca-Cola, o crucifixo cristão, os anéis olímpicos e os arcos do Mc Donald's.

Com que ótica então interpretar a audaciosa campanha de marketing desenhada performaticamente para consagrar o Mac Donald's da Grã Bretanha, que tem mais de 1.000 lanchonetes no Reino Unido, como o potencial carro-chefe do "fast-food" da alimentação saudável no mundo?

No lugar dos arcos, existe agora um ponto de interrogação no mesmo tom de amarelo dos arcos, que, sobre fotos de saladas e de outros alimentos de baixa caloria, encabeça o slogan "Mc Donald's: Mas Não Do Jeito Que Você Conhece".

O Mc Donald's está embasando essa chamada "campanha de mudança" com um menu explicativo que está enviando a 17.000 residências em toda a Grã Bretanha.

Mesmo assim, especialistas de marketing se perguntam se essa mudança tão radical de filosofia vai de fato conseguir transformar a percepção de consumidores, que reconhecem no Mac Donald's um propulsor do "fast-food" da alta caloria.

"Eu diria que de 80 a 90 por cento da população mundial reconhecem os arcos dourados ", disse John Noble, diretor do British Brands Group. "Eles não são somente o design, mas também um código estenográfico de tudo que o Mc Donald's representa. Se o Mc Donald's não tomar cuidado, pode perder o rumo com seus clientes", disse ele.

Fundado em 1954, o Mc Donald's é uma tradição no "fast-food", com milhões de lanchonetes pelo mundo todo. E sua marca registrada Big Mac existe desde 1967.

Allyson Stuart-Allen, chefe na International marketing Partners, uma empresa de consultoria de interação multicultural, disse que a remoção dos arcos dourados foi uma mudança inteligente que demonstra o esforço da companhia para revigorar sua imagem.

"Isso evita chegar a hora da empresa ver seus clientes olhar para os arcos e imediatamente rejeitar o Mac Donald's", disse ela. "O objetivo é fazer as pessoas experimentarem e se surpreenderem com o portfólio tão abrangente de opções. O Mc Donald's precisa seguir em frente na sua plataforma saudável, porque é mais arriscado para a marca se manter na filosofia atual".

O porta-voz do Mac Donald's disse que a remoção dos arcos dourados é uma campanha experimental e que ninguém ainda tem certeza se ela será extensiva a outos países.

Fontes:
http://www.sunherald.com/mld/sunherald/business/9940356.htm
http://www.fool.com/News/mft/2004/mft04101514.htm?source=mpmftlist